O que é uma Startup

Jorge Audy é pró-reitor de pesquisas, inovação e desenvolvimento da PUC do RS, onde atua a mais de 33 anos como professor, pesquisador e gestor. Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas pela PUC, fez mestrado e doutorado na UFRGS em sistemas de informação. Veio ao programa Fortunati.com para prestar explicações na área da tecnologia, e nos explicar o que é uma “startup”:

– É uma empresa nascente. Uma micro-empresa. Uma ou mais pessoas tem uma ideia de negócio, resolvem tirá-la do papel e montar uma empresa. Durante décadas ou séculos as pessoas vêm fazendo coisas deste tipo, e muitas fazendo de um pequeno negócio uma rede de filiais. Nos tempos mais atuais, este mesmo pequeno negócio que se inicia e envolve a área de tecnologia: informática, engenharia ou biotecnologia, é denominada uma “startup”.

As primeiras incubadoras tecnológicas que surgiram no Brasil são da década de 80. As incubadoras são espaços que servem para nutrir startups por um período de 2 a, no máximo, 3 anos, onde recebem apoio de gestão, marketing e comunicação pra que possam crescer e depois se lançarem no mercado. Há 5 ou 6 anos atrás, as empresas que estavam dentro das incubadoras eram chamadas de “incubadas”. Hoje em dia resolveram apenas chamá-las de startup.

O TECNOPUC, que em 2002 passou a liderar, de acordo com dados do CNPq, o ranking nacional dos grupos de pesquisa nas instituições particulares, integra a INOVAPUCRS – Rede de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS. Integram esta rede também: Núcleo Empreendedor, Ideia, Incubadora Raiar, Centro de Inovação, Labelo, AGT, ETT, AGE, NAGI. Juntas, as unidades atuam estimulando o processo de inovação e empreendedorismo da PUCRS.

Publicado por

Lenine Kerber

Diretor TVU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *